PROJETO HIDROPONIA "UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL)


HIDROPONIA - UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL
9º ANO-  EE JOSÉ DOS SANTOS - ASPÁSIA
DER: JALES
DIRETOR: AMAURI BASSETO 
COORDENADOR GERAL: EDIVALDO MANTUY
PROFESSORA ROSALINA DE LÁZARO




Ementa

A busca de um estilo de vida saudável tem cada vez mais espaço em uma sociedade consciente quanto ao consumo de alimentos saudáveis, de forma a priorizar o cuidado com a saúde e reduzir custos. Esta eletiva tem como finalidade, buscar uma solução adequada ao cultivo de hortaliças por meio da hidroponia, com ênfase na adaptação a espaços reduzidos, alternativos econômicos sustentáveis e adequados.



 


 
Justificativa

Muitas pessoas têm buscado formas de cultivo de hortaliças em suas próprias casas, como um meio facilitador de uma alimentação saudável, saborosa e também como uma forma de bem-estar, tendo em vista o cotidiano agitado e o ritmo intenso do ambiente urbano ao qual estão inseridas. Grande número das pessoas estabelecidas no espaço urbano vive em ambientes reduzidos. A escolha do tema e desenvolvimento da horta por cultivo hidropônico se deve ao fato de sua diferenciação perante os demais produtos, pois o plantio é realizado somente com água, sem o uso de terra e aplicação de defensivos, tendo em vista que é cultivado de forma limpa e protegida, não entrando em contato com contaminantes do solo, como pragas, vermes, e fungos. Igualmente, é passível de se adaptar a locais limitados. É possível constatar de forma prática a economia de água gerada pelo método hidropônico: a cada grama de massa formada por uma planta, 500g de água são transpiradas (TAIZ, e ZEIGER, 2004). Logo, ao considerarmos uma planta de 500g de massa, com concentração de água 28 de 90%, em 40 dias de vida precisaria de um total de 25 litros de água. Ainda assim, considerando os itens anteriormente citados, como escoamento e percolação, esses podem triplicar o consumo, chegando a 75 litros/planta/ciclo. Neste caso, então, a economia de água entre o cultivo hidropônico e o cultivo tradicional, seria de 50 litros por planta, sendo que o consumo se aproxima do volume de água transpirada durante todo o ciclo.




Objetivos

Discutir a importância das técnicas do cultivo de hortaliças;
Propor ações e técnicas operacionais para garantir a viabilidade de aplicação da hidroponia na escola;
Estimular os alunos a desenvolver a técnica do cultivo de hortaliças em hidroponia;
Apontar técnicas de cultivo com foco na hidroponia;
Classificar produtos similares atualmente no mercado;
Selecionar materiais adequados para o modelo escolhido para cultivo hidropônico;
Construir o modelo de apresentação.
Escolher mudas e ou sementes para o plantio;
Realizar o plantio e acompanhar o desenvolvimento e colheita das hortaliças escolhidas;






Habilidades desenvolvidas (curriculares e socioemocional) 

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade. para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar, às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
EF09CI13 Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
EF07CI18* Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista e argumentar sobre suas características e importância em relação à preservação, à conservação e ao uso sustentável.
EF05CI16* Adaptar e propor um cardápio equilibrado utilizando os alimentos regionais pela sua sazonalidade e associar à alimentação como promotora da saúde.
Habilidade socioemocional  2 -Pensamento científico, crítico e criativo
Habilidade socioemocional  6 Trabalho e projeto de vida


Eixo temático           Investigação científica ; Processos criativos; Mediação e intervenção sociocultural  e Empreendedorismo
Conteúdo programático
Hidroponia - Como Funciona O Sistema?
Componentes E Materiais No Sistema Hidropônico
O Uso Do  Timer Hidroponia:
Montagem do Reservatório E Solução
Montagem do Hidroponia: Bomba De Aquário
Montagem do Hidroponia: Canos, Furos, Conexões.
Medidor Tds E Ph - O Que São E Como Usar
Nutrientes Para Hidroponia
Sombrite, Sua Importância Na Horta, Plástico Filme De Estufa;
Consumo Sustentável


Metodologia

Roda de conversa sobre os conhecimentos dos alunos a respeito do cultivo hidropônico;
Sala de aula invertida – Apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre cultivo hidropônico;
Pesquisas sobre os Componentes E Materiais No Sistema Hidropônico;
Projeto de design do sistema hidropônico;
Apresentação do protótipo do sistema hidropônico;
Palestra com especialista (Engenheiro agrônomo) sobre cultivo hidropônico;
Plantio, cuidado, colheita de hortaliças – atividades práticas de plantio de mudas;
Recursos didáticos
Vídeos, Fotos, sala de informática, materiais diversos para a realização das atividades propostas, internet pen drive, celulares, câmaras fotográficas; Cartazes;
Temporizador
Reservatório de água
Bomba de água
Canos de PVC 50 milímetros
Canos de PVC 75 milímetros
Medidor de PH
Medidor de condutividade
Controlador de PH
Mudas de hortaliças
Culminância



Será feita através de exposição de fotos e ou vídeos feitos pelos alunos demonstrando a sequencia do trabalho realizado; e/ou exposição de hortaliças que poderão ser utilizadas como reforço na merenda escolar.
Cronograma semestral
02 a 6/08 – Cardápio de Eletivas CMSP 
09 a 13/08 – Planejamento de Eletivas
09 a 13/08 – Feirão de Eletivas ( Apresentação das opções aos alunos)
23 a 27/08 – Cadastro das Eletivas
30/08 a 03/09 - Roda de conversa sobre o projeto
06 a 10/09 - Hidroponia –  Apresentação de vídeo - Como Funciona O Sistema Hidropônico?


13 a 17/09 – Palestra com o Mestre em Agronomia;  Engenheiro Agrônomo Nilton Aparecido Marques de Oliveira Docente coordenador do curso Técnico em Agropecuária  e do curso Técnico em Agroecologia da ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales sobre cultivo hidropônico.

Prof. Me.  Nilton  - Engenheiro Agrônomo 



20 a 24/09 -  Pesquisa sobre os Componentes e Materiais No Sistema Hidropônico 














:27 a 01/10 - Sala de aula invertida – Apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre cultivo hidropônico;














04 a 08/10 - Projeto de design do sistema hidropônico;


Professora Andreia Encide 




11 a 15/10 - Montagem do encanamento e Reservatório;

Professor João de Lázaro com os alunos 





18 a 22/10 – Montagem do Hidroponia: Bomba de Aquário



25 a 29/10 - Montagem do Hidroponia: canos, furos, conexões.
01 a 05/11 - Visita ao viveiro de Mudas do Sr Leandro na Estrada da Uva em Jales - Palestra com o Joacir Garcia Franco Junior, sou Eng° Agrônomo. Sou fornecedor de sementes da empresa Sakata para o viveiro Agromudas.

Joacir Garcia Franco Júnior- Eng. Agrônomo 








08 a 12/11 - Plantio, cuidado, colheita de hortaliças – atividades práticas de plantio de mudas; Medindo e calculando os nutrientes para a solução nutritiva





15 a 19/11 - Plantio, cuidado, colheita de hortaliças – atividades práticas de plantio de mudas;


Plantio da Hidroponia Caseira: 











Ajuda do prof João de Lázaro na instalação e plantio



DESENVOLVIMENTO DA ALFACE E AGRIÃO EM HIDROPONIA 

Semente de agrião na peneira de arrozhttps://youtu.be/CwfBnDbs8bA

sexta 19/11

segunda-feira 22/11

quinta 24/11

22/11
22/11



24/11

25/11

25/11


26/11



Professor João de Lázaro 
Auxílio na montagem 
 

Eletricista- Deca Duca auxílio na instalação elétrica 




Mudando as mudas de lugar


Que alegria 










Sexta 26/11
Sábado 27/11

26/11







Segunda feira 29/11

29/11

30/11

30/11

30/11

30/11

01/12


01/12

01/12

01/12
02/02

02/02
Escolhendo as fotos para a Confecção de Cartazes 

Grupo Pedro, Henrique é Adryan 
























07/12

08/12

Domingo 12/12 

12/12 - Olhando a hidroponia bem de perto

14/12 a Adryan 

14/12

CULMINÂNCIA 
  • Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos durante o semestre.
  • Exposição de cartazes sobre as pesquisas realizadas em grupos. 
  • Exposição do sistema hidropônico em funcionamento e explicação feitas pelos alunos sobre seu funcionamento. 
  • Assinatura do livro de visitas que será  anexado ao portfolio do projeto.
  • Apresentação de slides com apresentações de fotos das atividades realizadas durante o projeto 
  • Doação de mudas de alface para os visitantes 


Riquelme


Henrique

PCA Vivian Laine e profª Ivete Zanoveli



Diretor Amauri Bassito



Família do aluno Adryan



Brenda Baldi - Gestora Ambiental



Vereadora Rute Teodoro


Família do aluno Pedro Luiz

Claudinei Cano

Turma reunida com a professora ivete


Lorenzo 4º ano

Celso e Paulo Eduardo 4º ano


Professor Mara Gon

Prof  Ana Carla

PCA Adelita Indalécio Mattoso 















Laura Dinato Pereira- Maternal 1 - 
EMEIF Rosangela Aparecida Veiga Gonçalves 

Diretor Amauri Bassetto assinando nosso livro de visitas








 

Comentários

  1. Trabalho maravilhoso 😘
    É encantador ver o protagonismo dos alunos nós projetos 😍🤩😘

    ResponderExcluir
  2. Parabéns 👏👏👏
    Vocês são mais que especiais 🤩
    Fazem a diferença no trabalho.
    Sucesso total 👏😄

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Professora Rosinha e aos alunos, excelente trabalho!Deus ilumine e abençoe vocês...🙏🙏👏👏👏😘😍❤️❤️

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom fazer parte desse projeto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO BRINCADEIRAS DE QUINTAL

Aspásia - Memórias do Esporte