HIDROPONIA - UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL
9º ANO- EE JOSÉ DOS SANTOS - ASPÁSIA
DER: JALES
DIRETOR: AMAURI BASSETO
COORDENADOR GERAL: EDIVALDO MANTUY
PROFESSORA ROSALINA DE LÁZARO
Ementa
A busca de
um estilo de vida saudável tem cada vez mais espaço em uma sociedade
consciente quanto ao consumo de alimentos saudáveis, de forma a priorizar o
cuidado com a saúde e reduzir custos. Esta eletiva tem como finalidade,
buscar uma solução adequada ao cultivo de hortaliças por meio da hidroponia,
com ênfase na adaptação a espaços reduzidos, alternativos econômicos
sustentáveis e adequados.
|
Justificativa
Muitas pessoas têm
buscado formas de cultivo de hortaliças em suas próprias casas, como um meio
facilitador de uma alimentação saudável, saborosa e também como uma forma de
bem-estar, tendo em vista o cotidiano agitado e o ritmo intenso do ambiente
urbano ao qual estão inseridas. Grande número das pessoas estabelecidas no
espaço urbano vive em ambientes reduzidos. A escolha do tema e desenvolvimento
da horta por cultivo hidropônico se deve ao fato de sua diferenciação perante
os demais produtos, pois o plantio é realizado somente com água, sem o uso de
terra e aplicação de defensivos, tendo em vista que é cultivado de forma limpa
e protegida, não entrando em contato com contaminantes do solo, como pragas,
vermes, e fungos. Igualmente, é passível de se adaptar a locais limitados. É
possível constatar de forma prática a economia de água gerada pelo método
hidropônico: a cada grama de massa formada por uma planta, 500g de água são
transpiradas (TAIZ, e ZEIGER, 2004). Logo, ao considerarmos uma planta de 500g
de massa, com concentração de água 28 de 90%, em 40 dias de vida precisaria de
um total de 25 litros de água. Ainda assim, considerando os itens anteriormente
citados, como escoamento e percolação, esses podem triplicar o consumo,
chegando a 75 litros/planta/ciclo. Neste caso, então, a economia de água entre
o cultivo hidropônico e o cultivo tradicional, seria de 50 litros por planta,
sendo que o consumo se aproxima do volume de água transpirada durante todo o
ciclo.

Objetivos
Discutir a
importância das técnicas do cultivo de hortaliças;
Propor ações e
técnicas operacionais para garantir a viabilidade de aplicação da hidroponia na
escola;
Estimular os
alunos a desenvolver a técnica do cultivo de hortaliças em hidroponia;
Apontar
técnicas de cultivo com foco na hidroponia;
Classificar
produtos similares atualmente no mercado;
Selecionar
materiais adequados para o modelo escolhido para cultivo hidropônico;
Construir o
modelo de apresentação.
Escolher mudas
e ou sementes para o plantio;
Realizar o plantio e acompanhar o
desenvolvimento e colheita das hortaliças escolhidas;
Habilidades desenvolvidas (curriculares e
socioemocional)
Exercitar
a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade. para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas.
EF09CI15) Relacionar diferentes leituras
do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar, às
necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação
espacial e temporal etc.).
EF09CI13
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais
da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo
consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
EF07CI18*
Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista e
argumentar sobre suas características e importância em relação à preservação, à
conservação e ao uso sustentável.
EF05CI16*
Adaptar e propor um cardápio equilibrado utilizando os alimentos regionais pela
sua sazonalidade e associar à alimentação como promotora da saúde.
Habilidade socioemocional 2
-Pensamento científico,
crítico e criativo
Habilidade socioemocional 6 Trabalho
e projeto de vida
Eixo temático Investigação científica ; Processos criativos; Mediação e intervenção
sociocultural e Empreendedorismo
Conteúdo programático
Hidroponia - Como Funciona O Sistema?
Componentes E Materiais No Sistema Hidropônico
O Uso Do Timer
Hidroponia:
Montagem do Reservatório E Solução
Montagem do Hidroponia: Bomba De Aquário
Montagem do Hidroponia: Canos, Furos, Conexões.
Medidor Tds E Ph - O Que São E Como Usar
Nutrientes Para Hidroponia
Sombrite, Sua Importância Na Horta, Plástico Filme De Estufa;
Consumo Sustentável
Metodologia
Roda de conversa
sobre os conhecimentos dos alunos a respeito do cultivo hidropônico;
Sala de aula
invertida – Apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre cultivo
hidropônico;
Pesquisas sobre os Componentes E Materiais No Sistema
Hidropônico;
Projeto de design do sistema hidropônico;
Apresentação do protótipo do sistema hidropônico;
Palestra com especialista (Engenheiro
agrônomo) sobre cultivo hidropônico;
Plantio, cuidado, colheita de hortaliças –
atividades práticas de plantio de mudas;
Recursos didáticos
Vídeos, Fotos, sala de informática, materiais
diversos para a realização das atividades propostas, internet pen drive,
celulares, câmaras fotográficas; Cartazes;
Temporizador
Reservatório de água
Bomba de água
Canos de PVC 50 milímetros
Canos de PVC 75 milímetros
Medidor de PH
Medidor de condutividade
Controlador de PH
Mudas de hortaliças
Culminância
Será feita através de exposição de fotos
e ou vídeos feitos pelos alunos demonstrando a sequencia do trabalho
realizado; e/ou exposição de hortaliças que poderão ser utilizadas como
reforço na merenda escolar. Cronograma semestral 02 a 6/08 – Cardápio de Eletivas CMSP 09 a 13/08 – Planejamento de Eletivas 09 a 13/08 – Feirão de Eletivas ( Apresentação das opções
aos alunos) 23 a 27/08 – Cadastro das Eletivas 30/08 a 03/09 - Roda de
conversa sobre o projeto 06 a 10/09 - Hidroponia – Apresentação de vídeo - Como Funciona O
Sistema Hidropônico?
13 a 17/09 – Palestra
com o Mestre em Agronomia; Engenheiro Agrônomo Nilton Aparecido Marques de Oliveira Docente coordenador do curso Técnico em Agropecuária e do curso Técnico em Agroecologia da ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales sobre cultivo hidropônico.
Prof. Me. Nilton - Engenheiro Agrônomo
20 a 24/09 - Pesquisa sobre os Componentes e Materiais No
Sistema Hidropônico
:27 a 01/10 - Sala
de aula invertida – Apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre cultivo
hidropônico;
04 a 08/10 - Projeto de design do sistema hidropônico;
Professora Andreia Encide
11 a 15/10 - Montagem do encanamento e Reservatório;
Professor João de Lázaro com os alunos

18 a 22/10 – Montagem do Hidroponia: Bomba de Aquário
25 a 29/10 - Montagem do Hidroponia: canos, furos, conexões. 01 a 05/11 - Visita ao viveiro de Mudas do Sr Leandro na Estrada da Uva em Jales - Palestra com o Joacir Garcia Franco Junior, sou Eng° Agrônomo. Sou fornecedor de sementes da empresa Sakata para o viveiro Agromudas.
Joacir Garcia Franco Júnior- Eng. Agrônomo
08 a 12/11 - Plantio, cuidado, colheita de
hortaliças – atividades práticas de plantio de mudas; Medindo e calculando os nutrientes para a solução nutritiva
15 a 19/11 - Plantio,
cuidado, colheita de hortaliças – atividades práticas de plantio de mudas;

Plantio da Hidroponia Caseira:


Ajuda do prof João de Lázaro na instalação e plantio
DESENVOLVIMENTO DA ALFACE E AGRIÃO EM HIDROPONIA Semente de agrião na peneira de arrozhttps://youtu.be/CwfBnDbs8bA sexta 19/11 segunda-feira 22/11 quinta 24/11
22/11 22/11
24/11
25/11
25/11
26/11
Professor João de Lázaro Auxílio na montagem
Eletricista- Deca Duca auxílio na instalação elétrica
Mudando as mudas de lugar
Que alegria
Sexta 26/11 Sábado 27/11
26/11
Segunda feira 29/11
29/11
30/11
30/11
30/11
30/11
01/12
01/12
01/12
01/12 02/02
02/02 Escolhendo as fotos para a Confecção de Cartazes
Grupo Pedro, Henrique é Adryan
07/12
08/12
Domingo 12/12
12/12 - Olhando a hidroponia bem de perto
14/12 a Adryan
14/12
CULMINÂNCIA - Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos durante o semestre.
- Exposição de cartazes sobre as pesquisas realizadas em grupos.
- Exposição do sistema hidropônico em funcionamento e explicação feitas pelos alunos sobre seu funcionamento.
- Assinatura do livro de visitas que será anexado ao portfolio do projeto.
- Apresentação de slides com apresentações de fotos das atividades realizadas durante o projeto
- Doação de mudas de alface para os visitantes
Riquelme Henrique PCA Vivian Laine e profª Ivete Zanoveli
Diretor Amauri Bassito Família do aluno Adryan Brenda Baldi - Gestora Ambiental
Vereadora Rute Teodoro Família do aluno Pedro Luiz Claudinei Cano Turma reunida com a professora ivete Lorenzo 4º ano Celso e Paulo Eduardo 4º ano Professor Mara Gon Prof Ana Carla PCA Adelita Indalécio Mattoso
Laura Dinato Pereira- Maternal 1 - EMEIF Rosangela Aparecida Veiga Gonçalves Diretor Amauri Bassetto assinando nosso livro de visitas
|
Trabalho maravilhoso 😘
ResponderExcluirÉ encantador ver o protagonismo dos alunos nós projetos 😍🤩😘
👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns 👏👏👏
ResponderExcluirVocês são mais que especiais 🤩
Fazem a diferença no trabalho.
Sucesso total 👏😄
Parabéns Professora Rosinha e aos alunos, excelente trabalho!Deus ilumine e abençoe vocês...🙏🙏👏👏👏😘😍❤️❤️
ResponderExcluirParabéns 👏👏👏
ResponderExcluirTudo perfeito 😍❤️
Foi muito bom fazer parte desse projeto
ResponderExcluir