HIDROPONIA - UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL
9º ANO- EE JOSÉ DOS SANTOS - ASPÁSIA
DER: JALES
DIRETOR: AMAURI BASSETO
COORDENADOR GERAL: EDIVALDO MANTUY
PROFESSORA ROSALINA DE LÁZARO
Ementa
|
A busca de
um estilo de vida saudável tem cada vez mais espaço em uma sociedade
consciente quanto ao consumo de alimentos saudáveis, de forma a priorizar o
cuidado com a saúde e reduzir custos. Esta eletiva tem como finalidade,
buscar uma solução adequada ao cultivo de hortaliças por meio da hidroponia,
com ênfase na adaptação a espaços reduzidos, alternativos econômicos
sustentáveis e adequados.
|
Justificativa
Muitas pessoas têm
buscado formas de cultivo de hortaliças em suas próprias casas, como um meio
facilitador de uma alimentação saudável, saborosa e também como uma forma de
bem-estar, tendo em vista o cotidiano agitado e o ritmo intenso do ambiente
urbano ao qual estão inseridas. Grande número das pessoas estabelecidas no
espaço urbano vive em ambientes reduzidos. A escolha do tema e desenvolvimento
da horta por cultivo hidropônico se deve ao fato de sua diferenciação perante
os demais produtos, pois o plantio é realizado somente com água, sem o uso de
terra e aplicação de defensivos, tendo em vista que é cultivado de forma limpa
e protegida, não entrando em contato com contaminantes do solo, como pragas,
vermes, e fungos. Igualmente, é passível de se adaptar a locais limitados. É
possível constatar de forma prática a economia de água gerada pelo método
hidropônico: a cada grama de massa formada por uma planta, 500g de água são
transpiradas (TAIZ, e ZEIGER, 2004). Logo, ao considerarmos uma planta de 500g
de massa, com concentração de água 28 de 90%, em 40 dias de vida precisaria de
um total de 25 litros de água. Ainda assim, considerando os itens anteriormente
citados, como escoamento e percolação, esses podem triplicar o consumo,
chegando a 75 litros/planta/ciclo. Neste caso, então, a economia de água entre
o cultivo hidropônico e o cultivo tradicional, seria de 50 litros por planta,
sendo que o consumo se aproxima do volume de água transpirada durante todo o
ciclo.

Objetivos
Discutir a
importância das técnicas do cultivo de hortaliças;
Propor ações e
técnicas operacionais para garantir a viabilidade de aplicação da hidroponia na
escola;
Estimular os
alunos a desenvolver a técnica do cultivo de hortaliças em hidroponia;
Apontar
técnicas de cultivo com foco na hidroponia;
Classificar
produtos similares atualmente no mercado;
Selecionar
materiais adequados para o modelo escolhido para cultivo hidropônico;
Construir o
modelo de apresentação.
Escolher mudas
e ou sementes para o plantio;
Realizar o plantio e acompanhar o
desenvolvimento e colheita das hortaliças escolhidas;
Habilidades desenvolvidas (curriculares e
socioemocional)
Exercitar
a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade. para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas.
EF09CI15) Relacionar diferentes leituras
do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar, às
necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação
espacial e temporal etc.).
EF09CI13
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais
da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo
consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
EF07CI18*
Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista e
argumentar sobre suas características e importância em relação à preservação, à
conservação e ao uso sustentável.
EF05CI16*
Adaptar e propor um cardápio equilibrado utilizando os alimentos regionais pela
sua sazonalidade e associar à alimentação como promotora da saúde.
Habilidade socioemocional 2
-Pensamento científico,
crítico e criativo
Habilidade socioemocional 6 Trabalho
e projeto de vida
Eixo temático Investigação científica ; Processos criativos; Mediação e intervenção
sociocultural e Empreendedorismo
Conteúdo programático
Hidroponia - Como Funciona O Sistema?
Componentes E Materiais No Sistema Hidropônico
O Uso Do Timer
Hidroponia:
Montagem do Reservatório E Solução
Montagem do Hidroponia: Bomba De Aquário
Montagem do Hidroponia: Canos, Furos, Conexões.
Medidor Tds E Ph - O Que São E Como Usar
Nutrientes Para Hidroponia
Sombrite, Sua Importância Na Horta, Plástico Filme De Estufa;
Consumo Sustentável
Metodologia
Roda de conversa
sobre os conhecimentos dos alunos a respeito do cultivo hidropônico;
Sala de aula
invertida – Apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre cultivo
hidropônico;
Pesquisas sobre os Componentes E Materiais No Sistema
Hidropônico;
Projeto de design do sistema hidropônico;
Apresentação do protótipo do sistema hidropônico;
Palestra com especialista (Engenheiro
agrônomo) sobre cultivo hidropônico;
Plantio, cuidado, colheita de hortaliças –
atividades práticas de plantio de mudas;
Recursos didáticos
Vídeos, Fotos, sala de informática, materiais
diversos para a realização das atividades propostas, internet pen drive,
celulares, câmaras fotográficas; Cartazes;
Temporizador
Reservatório de água
Bomba de água
Canos de PVC 50 milímetros
Canos de PVC 75 milímetros
Medidor de PH
Medidor de condutividade
Controlador de PH
Mudas de hortaliças
Culminância
|
Será feita através de exposição de fotos
e ou vídeos feitos pelos alunos demonstrando a sequencia do trabalho
realizado; e/ou exposição de hortaliças que poderão ser utilizadas como
reforço na merenda escolar. Cronograma semestral 02 a 6/08 – Cardápio de Eletivas CMSP 09 a 13/08 – Planejamento de Eletivas 09 a 13/08 – Feirão de Eletivas ( Apresentação das opções
aos alunos) 23 a 27/08 – Cadastro das Eletivas 30/08 a 03/09 - Roda de
conversa sobre o projeto 06 a 10/09 - Hidroponia – Apresentação de vídeo - Como Funciona O
Sistema Hidropônico?
13 a 17/09 – Palestra
com o Mestre em Agronomia; Engenheiro Agrônomo Nilton Aparecido Marques de Oliveira Docente coordenador do curso Técnico em Agropecuária e do curso Técnico em Agroecologia da ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales sobre cultivo hidropônico.
Prof. Me. Nilton - Engenheiro Agrônomo
20 a 24/09 - Pesquisa sobre os Componentes e Materiais No
Sistema Hidropônico
:27 a 01/10 - Sala
de aula invertida – Apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre cultivo
hidropônico;
04 a 08/10 - Projeto de design do sistema hidropônico;
Professora Andreia Encide
11 a 15/10 - Montagem do encanamento e Reservatório;
Professor João de Lázaro com os alunos

18 a 22/10 – Montagem do Hidroponia: Bomba de Aquário
25 a 29/10 - Montagem do Hidroponia: canos, furos, conexões. 01 a 05/11 - Visita ao viveiro de Mudas do Sr Leandro na Estrada da Uva em Jales - Palestra com o Joacir Garcia Franco Junior, sou Eng° Agrônomo. Sou fornecedor de sementes da empresa Sakata para o viveiro Agromudas.
Joacir Garcia Franco Júnior- Eng. Agrônomo
08 a 12/11 - Plantio, cuidado, colheita de
hortaliças – atividades práticas de plantio de mudas; Medindo e calculando os nutrientes para a solução nutritiva
15 a 19/11 - Plantio,
cuidado, colheita de hortaliças – atividades práticas de plantio de mudas;

Plantio da Hidroponia Caseira:


Ajuda do prof João de Lázaro na instalação e plantio
DESENVOLVIMENTO DA ALFACE E AGRIÃO EM HIDROPONIA Semente de agrião na peneira de arrozhttps://youtu.be/CwfBnDbs8bA sexta 19/11 segunda-feira 22/11 quinta 24/11
22/11 22/11
24/11
25/11
25/11
26/11
Professor João de Lázaro Auxílio na montagem
Eletricista- Deca Duca auxílio na instalação elétrica
Mudando as mudas de lugar
Que alegria
Sexta 26/11 Sábado 27/11
26/11
Segunda feira 29/11
29/11
30/11
30/11
30/11
30/11
01/12
01/12
01/12
01/12 02/02
02/02 Escolhendo as fotos para a Confecção de Cartazes
Grupo Pedro, Henrique é Adryan
07/12
08/12
Domingo 12/12
12/12 - Olhando a hidroponia bem de perto
14/12 a Adryan
14/12
CULMINÂNCIA - Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos durante o semestre.
- Exposição de cartazes sobre as pesquisas realizadas em grupos.
- Exposição do sistema hidropônico em funcionamento e explicação feitas pelos alunos sobre seu funcionamento.
- Assinatura do livro de visitas que será anexado ao portfolio do projeto.
- Apresentação de slides com apresentações de fotos das atividades realizadas durante o projeto
- Doação de mudas de alface para os visitantes
Riquelme Henrique PCA Vivian Laine e profª Ivete Zanoveli
Diretor Amauri Bassito Família do aluno Adryan Brenda Baldi - Gestora Ambiental
Vereadora Rute Teodoro Família do aluno Pedro Luiz Claudinei Cano Turma reunida com a professora ivete Lorenzo 4º ano Celso e Paulo Eduardo 4º ano Professor Mara Gon Prof Ana Carla PCA Adelita Indalécio Mattoso
Laura Dinato Pereira- Maternal 1 - EMEIF Rosangela Aparecida Veiga Gonçalves Diretor Amauri Bassetto assinando nosso livro de visitas
|
Trabalho maravilhoso 😘
ResponderExcluirÉ encantador ver o protagonismo dos alunos nós projetos 😍🤩😘
👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns 👏👏👏
ResponderExcluirVocês são mais que especiais 🤩
Fazem a diferença no trabalho.
Sucesso total 👏😄
Parabéns Professora Rosinha e aos alunos, excelente trabalho!Deus ilumine e abençoe vocês...🙏🙏👏👏👏😘😍❤️❤️
ResponderExcluirParabéns 👏👏👏
ResponderExcluirTudo perfeito 😍❤️
Foi muito bom fazer parte desse projeto
ResponderExcluir